Instruções do Exame

ANTICORPOS IgG ANTI PAPILOMA HUMANO HPV G

Instruções para paciente


Este exame é indicado no acompanhamento pós-vacinação com VLP (partículas virus-like, semelhante ao vírus) do tipo 6, 11, 16 e 18 do Papilomavírus.



Comentários
O Papilomavírus Humano (HPV) constitui um grupo heterogêneo de vírus com DNA de cadeia dupla que inclui mais de 100 genótipos diferentes.
O HPV é um vírus que infecta mucosas, embora seja específico do tipo de mucosas que infecta: alguns genótipos atingem a pele (causando verrugas), outros a laringe, outros ainda as mucosas anal e genital.
A infecção por HPV é uma das Infecções sexualmente Transmissíveis (IST´s) mais frequentes nos países desenvolvidos.
A maioria dos casos é autolimitado, com eliminação do vírus pelo sistema imunitário sem quaisquer manifestações sintomáticas.
No entanto, em algumas mulheres, o vírus persiste no tecido epitelial do colo do útero, e é capaz de induzir a o desenvolvimento de neoplasias intraepiteliais cervicais (NICs).
A infecção persistente pelo HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.
HPV tipo 16 e HPV tipo 18 são responsáveis por mais de 70% dos casos de câncer cervical e estão, significativamente, associados a um maior risco progressão da doença, em comparação com outros genótipos de HPV de alto risco.
As vacinas foram desenvolvidas para proteger contra a aquisição da infecção pelo HPV e o desenvolvimento de doenças subsequentes associadas ao HPV.

Este exame é indicado no acompanhamento pós-vacinação com VLP (do inglês partículas semelhantes ao vírus) do tipo 6, 11, 16 e 18 do Papilomavírus.
É importante notar que o nível preciso de anticorpos necessários para proteção contra infecção é desconhecido.